quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vasco encara o Avaí para reverter vantagem e chegar à final da Copa do Brasil

O empate em 1 a 1, em São Januário, na partida de ida pode ter diminuído a empolgação da torcida, mas não abalou a confiança do Vasco, que enfrenta o Avaí nesta quarta-feira, às 21h50, na Ressacada, em Florianópolis, no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Se quiser garantir a vaga na final, o time carioca precisa de uma vitória simples, ou um empate por dois ou mais gols. Novo resultado em 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

NOITE DE DECISÃO EM FLORIANÓPOLIS

  • Divulgação

    Após excelente atuação no jogo de ida, Marquinhos espera repetir a dose no duelo decisivo de volta

  • Fotocom

    Felipe espera que o Vasco seja mais ousado fora de casa e consiga repetir sucesso de outros jogos

Cientes da responsabilidade por ser o time de maior tradição entre os quatro semifinalistas, os vascaínos esperam não decepcionar os seus torcedores, que enxergam na Copa do Brasil a grande chance do clube se reafirmar após um período turbulento, incluindo um rebaixamento para a série B.

Mesmo com a desvantagem no regulamento, o técnico Ricardo Gomes garante um grupo motivado e confiante, que vai buscar dar a melhor resposta ao seu torcedor. Além disso, os vascaínos apostam no bom desempenho fora de casa na competição para carimbar o passaporte para a final.

“A primeira parte não foi das melhores, agora não temos outra opção e precisamos buscar a vitória de qualquer jeito. O grupo está muito motivado e confiante em um bom resultado nesse jogo de volta. Vamos lutar muito para gantir a vaga na final e ganhar a possibilidade de escrever mais um capítulo vitorioso na história do clube”, garantiu o treinador, acrescentando.

“Já conseguimos resultados bons fora de casa, e esperamos que dessa vez não seja diferente. Vamos mudar algumas coisas, como a postura de combate no meio campo, e procurar ser mais agressivo na hora de atacar”, salientou Ricardo Gomes.

Ao contrário das outras partidas, o comandante cruzmaltino não tem problemas com lesões e suspensões para escalar o time. Com força máxima, a única dúvida é na lateral direita, onde a tendência é que Fagner retome sua posição e entre no lugar de Allan, deixando o time ainda mais ofensivo.

No Avaí, o objetivo é fazer história e levar o clube a uma final inédita de Copa do Brasil. Mesmo com a vantagem de ter empatado fora de casa com gols, o técnico Silas sabe que as coisas não serão fáceis, principalmente por se tratar de um adversário da qualidade e da grandeza do Vasco. Ainda assim, o treinador do time catarinense se mostra otimista em conseguir a classificação.

Histórico que pode decidir

AVAÍ VASCO
Catarinenses esperam reverter o retrospecto desfavorável. Nas três vezes que jogou em casa na competição (Ipatinga, Botafogo e São Paulo), o Avaí teve que correr atrás de uma desvantagem no placar Vascaínos acreditam no bom desempenho longe de São Januário na Copa do Brasil para conseguir a vaga na final da competição. Em três jogos, contra ABC-RN, Náutico e Atlético-PR, o time conseguiu dois empates e uma vitória

“A gente joga contra um adversário qualificado, que foi meio parecido com a gente que fez boas partidas fora de casa. É um premio para eles e para nós (estar na semifinal), principalmente para a história do nosso clube. Acredito que será um grande jogo e tem tudo para a gente logicamente ir a esta final”, afirmou Silas, que terá que superar um incômodo retrospecto na competição. Em três jogos em casa (Ipatinga, Botafogo e São Paulo), seu time saiu atrás do placar e teve que buscar o resultado que lhe interessava, o que não pode acontecer nesta quarta-feira.

Além da vantagem conseguida no primeiro duelo, o comandante do Avaí tem outros motivos para comemorar e acreditar no seu time. Recuperado de uma lesão no tornozelo, o atacante Willian estará à disposição pra a partida, assim como seu companheiro, Rafael Coelho, que teve o efeito suspensivo concedido pelo STJD.

Mesma sorte não teve o volante Bruno, que teve este pedido negado e por isso desfalca a equipe, dando lugar a Cássio. Outro que fica fora é o volante Diogo Orlando, que está com uma lesão muscular na coxa e foi vetado pelo departamento médico.

AVAÍ x VASCO

Data:25/05/2011 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (Horário de Brasília)
Transmissão na TV: Rede Globo (RJ, SC, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, DF, PA, AM, RO, AC e AP), Rede Bandeirantes (menos CE e PR), Espn Internacional e Sportv (informações divulgadas pelas emissoras)
Local: Ressacada, Florianópolis (SC)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG)

Avaí
Renan; Gustavo Bastos, Cássio e Revson; Felipe, Marcinho Guerreiro, Acleisson, Marquinhos e Julinho; Rafael Coelho e William
Técnico: Silas

Vasco
Fernando Prass; Fagner (Allan), Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes

Em casa, Coritiba busca vaga inédita na Copa do Brasil, diante do Ceará

Coritiba e Ceará decidem nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio Couto Pereira, uma vaga para a final da Copa do Brasil de 2011. Depois de empatarem sem gols, na partida de ida, em Fortaleza, as duas equipes chegam praticamente em igualdade de condições na segunda partida das semifinais. Para o Coritiba, a classificação será inédita. O time cearense busca chegar à finalíssima pela segunda vez.

AS 'ARMAS' DE CADA UM NA DECISÃO

  • Divulgação/Coritiba

    Bill livrou-se de punição e reforça ataque do Coritiba

  • Marcelo Nicácio deve voltar ao ser titular no Ceará

Para conquistar a classificação, o Coritiba precisa de uma vitória simples sobre os cearenses. Para isto, terá que se reencontrar com a vitória. Depois de vencer 24 jogos seguidos na temporada, a equipe está há três em jejum e vem de uma derrota inesperada, em casa, na estreia do Brasileiro, diante do Atlético-GO.

Aos cearenses também basta uma vitória simples ou um empate com gols. Um novo 0 a 0 leva a decisão por pênaltis. O time também foi derrotado na rodada inicial do Brasileirão, ao perder por 3 a 1 para Vasco. A diferença é que escalou um time reserva, enquanto o Coxa jogou com a equipe principal.

Preocupado com uma possível previsibilidade na forma de jogar de sua equipe, o técnico Marcelo Oliveira fechou o último treinamento, nesta terça-feira, e não revelou a escalação. “Não tem nada de substancial. [Treinamos] uma ou outra jogada de bola parada, cobranças de faltas. No último jogo tivemos algumas faltas e não aproveitamos”, despistou o treinador.

A possibilidade de a decisão ir para os pênaltis não é descartada pelos alviverdes. “Treinamos um pouquinho, né. Nós vamos buscar a vitória, mas, se não der certo, vamos bem treinados para os pênaltis”, admitiu o meia Davi.

Embora só pretenda divulgar a escalação pouco antes da partida, Marcelo Oliveira não deve fazer grandes mudanças na equipe. A volta do zagueiro Démerson, que se recuperou de uma pancada na cabeça, ocorrida no primeiro jogo, deve ser a única novidade. Jeci, recuperado de uma lesão, também fica à disposição.

O técnico do Ceará, Vagner Mancini, mostra otimismo com as possibilidades de seu time. Para ele, o Vozão pode surpreender o Coritiba, dentro do Couto Pereira.

“O Coritiba tem um bom time, mas o Ceará não chegou aqui (semifinal da competição) à toa. Nossos jogadores são determinados e vão em busca de um bom resultado na casa do adversário”, disse.

Embora não tenha oficializado escalação, Mancini viajou com apenas uma dúvida: o zagueiro Fabrício, que sofreu uma lesão muscular. O jogador, porém, participou do “rachão”, nesta terça, em Curitiba, e pode ir para o jogo. Se for vetado, deve ser substituído por Cléber.

A equipe terá também o retorno do lateral-direito Boiadeiro, que está recuperado de uma entorse de tornozelo. No ataque, Marcelo Nicácio deve voltar ao posto de titular, no lugar de Washington.

CORITIBA X CEARÁ

Data: 25/05/11 (quarta-feitra)
Horário: 21h50
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA).

Coritiba
Edson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Davi, Rafinha e Anderson Aquino; Bill

Técnico: Marcelo Oliveira.

Ceará
Fernando Henrique, Boiadeiro, Diego Sacoman, Erivélton e Vicente; João Marcos, Michel, Thiago Humberto e Geraldo; Iarley e Marcelo Nicácio.
Técnico: Vágner Mancini